• Kenya Aline

Comportamento alimentar & Psicologia

Atualizado: 31 de Dez de 2019

Você tem fome do que?

Te convido a refletir sobre uma área pouco abordada pela psicologia e muito pela nutrição: o comportamento alimentar.


O comportamento alimentar é toda reação e maneira de proceder em relação ao alimento, desde o consumo até a ingestão. Ele se inicia na escolha e termina na deglutição do alimento e é fortemente influenciado pela cultura e sociedade.


Comer também é um ato político que interfere no bem estar coletivo e não só individual, nossas escolhas alimentares geram consequências em nós mesmo e em um todo.


Ao se tratar de maneiras para uma mudança efetiva no comportamento alimentar existem muitas regras prontas, dietas milagrosas e "nutricionismo".


"Atualmente, a Nutrição virou, muitas vezes, "nutricionismo", um jeito de doutrinar a alimentação com foco nos nutrientes de forma isolada sem dar importância ao alimento e ao ato de comer como um todo. O "nutricionismo" vende a ideia inadequada de que, adicionando nutrientes a qualquer coisa, essa coisa se torna alimento."

Marle Alvarenga e colaboradores - Nutrição Comportamental


Bom, a dieta é uma maneira pouco eficaz e punitiva para tentar mudar os hábitos alimentares. Cada pessoa tem um comportamento alimentar que se correlaciona com a sua própria subjetividade. É importante criar uma conexão com os sinais internos e desenvolver um autoconhecimento sobre alguns padrões que se mantém para haver mudança.


Na hora de se alimentar vários fatores influenciam nossas escolhas: biológicos, sociais e culturais. Por isso para mudanças efetivas em hábitos alimentares a psicologia pode ser uma grande ferramenta e aliada neste processo. O psicólogo está apto a avaliar todas a facetas que influenciam comportamentos alimentares específicos de forma subjetiva e individual, e assim auxiliar para que hajam alterações efetivas e duradouras.

Gostaria de conhecer melhor o trabalho de uma especialista em comportamento alimentar? Sobre mim...

Embu das Artes - SP, Brasil

(11)9417756851

©2016 by Comida que cura.