• Kenya Aline

O que é Nutrição Integrativa?

Atualizado: 13 de Dez de 2019



Antes de falarmos em nutrição integrativa, reflita, o que observa entre a integração e o processo de desenvolvimento do ser humano?

Somos seres de integração. Integração com o meio ambiente. Integração social, cultural e econômica. Se formos analisar nosso comportamento, vivemos tentando integrar diferentes áreas da nossa vida.


O dicionário define a palavra integrar como:

integrar |verbo transitivo direto e pronominal: incluir(-se) [um elemento] num conjunto, formando um todo coerente; incorporar(-se), integralizar(-se). "uma empresa que integra diferentes ramos de atividades"2. bitransitivo e pronominal: adaptar (alguém ou a si mesmo) a um grupo, uma coletividade; fazer sentir-se como um membro antigo ou natural dessa coletividade. "é preciso i. o novo aluno ao grupo"3. pronominal: unir-se, formando um todo harmonioso; completar-se, complementar-se. "uma obra em que os opostos se integram harmoniosamente"


Ao pensarmos no indivíduo composto de corpo, mente e energia, somos já um todo harmonioso. Para mantermos nossa natureza saudável trabalhamos continuamente para complementar as funções das células, bactérias e outras moléculas, mantendo assim nossos sistemas integrados. Pensando nisso, vamos imergir no conceito de nutrição integrada.

Neste momento, podemos contemplar a gratidão de estarmos vivos, porque a consequência dos nossos órgãos estarem funcionando, em equilíbrio e sintonia, é nossa saúde. Para que o corpo se mantenha desta forma é necessário diversas vitaminas, minerais e outras substâncias que servem de nutrientes para o funcionamento de diferentes moléculas, as mesmas trabalhando em conjunto com os órgãos.


O que é nutrição integrativa?


A nutrição integrativa é um método que propõe uma forma unificada de ver o homem. Propõe que a nossa alimentação esteja cada dia mais consciente sobre as interações que ela promove no organismo. Uma auto observação de causa e efeito.


Baseada em estudos relacionados às ciências milenares e antiga medicina tradicional oriental, consiste em promover formas naturais de se relacionar com seu organismo, um estudo focado em pesquisas que afirmam a capacidade humana de prevenir e curar as doenças, restaurando a força ou energia vital que equilibra internamente os processos corporais.


Esse método te convida a contemplar, observar as fases e estações do seu corpo, os estados mentais que interagem com os processo físicos e como o alimento se relaciona com esse todo. Um dos passos necessários para imergir neste processo é: aprender a se relacionar com a dor física, mental e espiritual. Nosso presente momento é submerso em meio a esta mentalidade de consumo, na qual, diversas industrias oferecem todo o tempo, o anestésico, "a pílula" perfeita para "não sentir".


A visão integrada te convida a sentir, se conectar e promover o desenvolvimento da sua intuição no que se trata ao comportamento alimentar. Perceber que a alimentação tem relação direta com nossa saúde e bem estar.


Gostaria de conhecer melhor o trabalho de uma especialista em comportamento alimentar? Sobre mim...

Embu das Artes - SP, Brasil

(11)9417756851

©2016 by Comida que cura.